Geral

Castelense ocupará cadeira na Academia de Letras de Teresina

A castelense Fernanda Carvalho foi indicada para assumira uma das cadeiras da Academia de Letras de Teresina (ALT). A cerimônia de posse será sexta-feira (07/02), às 18:30h, no Teatro João Paulo II, no Bairro Dirceu Arcoverde em Teresina. Junto com Fernanda outros 19 acadêmicos tomarão posse.

Fernanda disse que se surpreendeu com a indicação, mas que recebe o convite de forma honrosa e pretende contribuir de forma bastante positiva para a valorização da Língua Portuguesa. “O convite veio de maneira surpreendente. Fui convidada pela acadêmica e primeira secretaria da Academia de Letras de Teresina (ALT), Marcela Castro, conhecedora da minha produção poética. Para mim, é desafiador, porém ao mesmo tempo é uma maneira de contribuir para a valorização da Língua Portuguesa e divulgação da arte, cultura e literatura em Teresina”, afirma Fernanda Carvalho .

A Academia de Letras de Teresina (ALT) nasceu com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento cultural com o estímulo e promoção da atividade literária, cultural e artística no município de Teresina.

Fernanda afirma que pretende continuar escrevendo poemas, divulgando e promovendo a importância da leitura, da cultura e da arte, “Essa tríade é importante para a construção efetiva do conhecimento e da criticidade. Uma sociedade letrada e consciente precisa disso”.

Formada em Letras/Português, pela Universidade Estadual do Piauí, Fernanda Carvalho faz parte da equipe do Senac Piauí há 6 anos, ela é instrutora do Curso de Redação para o Enem no Senac Piauí. A nova acadêmica leciona desde os 19 anos. Trabalhou como professora de alfabetização no Educandário Santa Helena, além de lecionar em outras escolas de Castelo do Piauí. Sobre sua experiência como instrutora do Senac, Fernanda disse que foi uma oportunidade ímpar, que fazia parte de um desejo do seu coração. “O Senac desperta em cada instrutor a vontade de buscar sempre o melhor, de primar pela qualidade, colaboração, criatividade, comunicação e pensamento crítico. Fazer com que essas marcas atinjam de forma eficiente o aluno é uma alegria, é uma honra e, além de tudo, uma satisfação”, conta a instrutora.

A Academia de Letras de Teresina irá atuar como um ambiente de trocas intelectuais, onde serão realizadas reuniões, discussões e críticas sobre a literatura de Teresina. Além disso, a ALT vai promover publicações de diversos autores e preservação do material literário de cada membro.

Conheça alguns poemas escritos por Fernanda Carvalho:

Da janela frontal
O ipê floresce
O buquê de flores
Ladeando o meu caminho
Na tarde fadigueira
Colorido o meu coração”

“Língua viva
Gosto da língua vivida
Mal falada, entrelaçada
Do vernáculo rotineiro
Daquela do boteco
Que diz : eu te amo
De coração verdadeiro
Da língua nossa de cada dia
Que me propicia
Ser atrevida
E bradar
O meu grito de alegria”

Direção
Procurei a mim
O labirinto era obscuro
A trilha custosa
Permeei uma faixa estreita
Em terreno pedregoso
Que se destina a felicidade
A voos sempre altos
Passei por atalhos
Com o coração sôfrego
E as pernas bambolejantes
Cai, levantei
Com a esperança
De quem tem sempre sonhos
Para recomeçar”

Igrejinha
No entardecer crepuscular
Os sinos badalam quase no compasso do meu coração
É um convite
Enternecidos
Eles ( os sinos )
Me lembram
Que a fé
Não é inimiga da razão
E que na Eclesiástica
Posso manifestar
A crença
Que me eleva e me faz ter
Os pés no chão”

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!