Geral

Castelo do Piauí alcança gestão de excelência do Programa Dinheiro Direto na Escola

A rede estadual de ensino de Castelo do Piauí foi uma das classificadas como gestão de excelência do Programa Dinheiro Direto na Escola. O anúncio foi pela União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (UNDIME-PI). A rede municipal de ensino teve desempenho de alta qualidade no programa, fortalecendo o controle social e a autogestão escolar.

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) avaliou 75 redes municipais de ensino do Piauí com desempenho de alta qualidade na gestão do PDDE. As escolas classificadas com atuação de alta qualidade são aquelas que receberam nota 9 ou mais em seu desempenho, no ano de 2019, no Índice de Desempenho da Gestão Descentralizada (IdeGES-PDDE).

O IdeGES é um indicador sintético que mensura o desempenho da gestão descentralizada do PDDE em todo o Brasil e baseia-se em três indicadores de desempenho: adesão, execução e prestação de contas dos recursos. Dessa maneira, apresenta faixas de classificação que vão de 0 a 10, sendo de 0 a 4 muito baixos e de 9 a 10 um indicador de alta qualidade.

A presidente da UNDIME-PI e dirigente municipal de Domingos Mourão, Érica Graziela Benício, parabenizou o desempenho das redes municipais de ensino piauienses e destacou a importância do programa para a autonomia financeira das escolas públicas. “Gostaria de parabenizar os dirigentes municipais de Educação pelos esforços em fazer uma gestão satisfatória do PDDE, que é um programa de suma importância para os municípios, pois garante autonomia financeira às instituições de ensino e colabora para um melhor desempenho da educação básica no Brasil”, afirmou.

 Programa Dinheiro Direto na Escola

O programa, criado em 1995, disponibiliza assistência financeira às escolas, de maneira suplementar, com a finalidade de apoiar a manutenção e melhoria da infraestrutura física e pedagógica, além de fortalecer a participação social e a autogestão escolar, o que acarreta na elevação do desempenho escolar.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!