Geral

Castelo do Piauí terá número recorde de candidatos a vereador

Se nenhuma alteração do calendário eleitoral for efetivada, teremos em outubro de 2020 uma eleição totalmente diferente dos últimos pleitos disputados em Castelo do Piauí, a começar pelas novas regras que proíbem coligações partidárias para eleição proporcional, institui uma porcentagem mínima de votos para que um candidato seja eleito – só serão eleitos candidatos com votação igual a pelo menos 10% do coeficiente eleitoral – e permitirá que partidos que não atinjam o coeficiente eleitoral possam disputar as vagas das médias.

Somado a essas mudanças no jogo eleitoral, pode se afirmar que essa campanha terá uma participação bem mais efetiva das redes sociais e contará com um número de candidatos bem superior ao de 2016.

Se as estimativas dos partidos se confirmarem, quase 70 nomes serão apresentados ao eleitorado para a disputa das onze vagas. O MDB deve lançar o número máximo de 17 nomes, respeitando o número de vagas destinadas à candidatas do sexo feminino, o PT deverá apresentar 14 nomes, o Partido Progressistas está com 15 nomes confirmados, mas espera lançar os 17 permitidos, o PSD tem 10 nomes confirmados e busca ampliar, enquanto o PV está com o nome de 9 pré candidatos para a disputa. Esse total de 65 e que pode ser ampliado já representa um número absoluto de 30 postulantes a mais em relação a eleição de 2016.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!