Geral

Grafiteiro castelense tem seu trabalho reconhecido no estado de São Paulo

Uma arte chamada de grafite,(aportuguesamento do italiano graffiti, plural de graffito) que é uma inscrição feita em paredes, existentes desde o Império Romano, tem sido o trabalho desenvolvido por um castelense muito talentoso.

Ele está em São Paulo desde o ano 2000 e foi lá que obteve a alcunha de Curió, pela qual é conhecido hoje o artista Josué Marques de Sousa.

Embora viva atualmente da sua arte, Curió O Bomba, saiu de Castelo do Piauí como muitos jovens, em busca de melhores condições de vida. Curió, ao chegar na capital paulista, começou a trabalhar como ajudante em um posto de lavagem, depois trabalhou na construção civil como ajudante de pedreiro, exerceu ainda as funções de orientador de trânsito em um shopping, vigilante na embaixada americana e auxiliar de uma produção em uma fábrica, até decidir viver do seu talento, o grafite.

Atualmente o artista castelense trabalha somente com a arte do grafite nas ruas de São Paulo e faz parte de um coletivo chamado “Manifestação Crew” . O grupo desenvolve um projeto social de valorização dos artistas da comunidade onde moram, eles oferecem oficina de arte para os moradores da comunidade, desde crianças até adultos, incluindo pessoas com deficiência.

Para Curió a valorização do artista que trabalha com grafite é algo que está sendo conquistado aos poucos, mas que tem tido uma evolução muito grande e hoje esses artistas já tem um reconhecimento considerável, ao ponto de ter instituição de prêmios e a não marginalização da arte, que é uma evolução da pichação, mas não tem como objetivo a forma de protesto utilizada por pichadores. ” O nosso trabalho realmente teve origem nas pichações, mas em uma situação em que as letras ganharam formas compreensíveis, diferente dos códigos utilizados por pichadores, também usamos muitas cores e aos poucos foram surgindo diversos estilos diferentes dentro do grafite”, disse Curió, ao Blog Neto Monte.

Veja a seguir algumas fotos do trabalho do Curió

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

4 Comentários

  1. Josué Marques de Sousa Oliveira disse:

    Nossa tou muito feliz em ter sido citado e ter meu trabalho reconhecido por voces do portal CDP..muito obrigado

  2. Priscila Oliveira da Silva disse:

    Parabéns pela excelente matéria e por reconhecer e tornar ainda mais público o trabalho de uma pessoa tão talentosa e que merece muito esse reconhecimento. 👏👏👏🏆 Sucesso Curió 🤩🤩

  3. Leticia Santos disse:

    Parabéns por ter seu trabalho reconhecido. Uma ARTE espetacular dando vida a paredes mortas e mostrando que o grafite é sim uma OBRA DE ARTE.