Geral

Tim ativa rede 4G em Castelo do Piauí

A operadora de telefonia móvel Tim ativou no dia 28 de dezembro de 2018 o sistema 4G de dados e voz na área de cobertura da operadora em Castelo do Piauí. 

Através de um alerta emitido no início do mês de dezembro, a operadora informou que durante todo o mês a rede apresentaria instabilidade até que a migração do sistema fosse realizado. O prazo para conclusão do processo era até o dia 31, mas a partir de ontem (28) os usuários da operadora já tem acesso ao sistema.

Alerta Tim

A Tim foi a primeira operadora que disponibilizou sinal em Castelo do Piauí, mas quase 20 anos depois ainda utilizava a tecnologia 2G, o que dificultava bastante o acesso a internet através de dados móveis. Mas a novidade não se restringe somente ao tráfego de dados para acesso a internet, as chamadas de voz também passam a utilizar o sistema VoLTE.

Mas o que é o VoLTE?

É um sistema que permite que as ligações, hoje realizadas por meio de circuitos, evoluam para uma rede de dados, garantindo eficiência e estabilidade. Qualidade é uma das vantagens da novidade, já que as ligações são realizadas em alta definição de voz, sem ruídos. Outros fatores importantes para o usuário são a navegação simultânea utilizando o 4G e redução do consumo de bateria (duração até 35% maior em chamadas de voz). Além disso, o tempo de estabelecimento da ligação passa a ser quatro vezes mais rápido do que o atual. As ligações no voLTE duram cerca de 2 segundos para completar enquanto uma ligação normal dura de 8 a 10 segundos.

Com o VoLTE o consumidor pode efetuar e receber chamadas por meio da rede LTE (4G), diferentemente do que ocorre atualmente, quando passa automaticamente para 3G e 2G ao iniciar ou receber uma ligação. Segundo o Diretor de Engenharia da TIM Brasil, Marco Di Costanzo, na prática, significa que o usuário pode fazer ligações com muito mais qualidade e sem gastar nada a mais por isso. 

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!